Na passada segunda-feira, teve lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o lançamento do número 2 da Meridional. A apresentação esteve a cargo de João Guerreiro (ex-reitor da Universidade do Algarve e atual presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) que comparou a Meridional às melhores revistas que se publicam em Portugal.
Numa notável síntese, João Guerreiro sublinhou a multiplicidade de textos (estudos, ensaios, poesia, recensões) que compõem as 300 páginas da revista, detendo-se com mais pormenor no dossiê temático sobre o Mar Negro, que considerou uma opção editorial muito oportuna no contexto atual daquela região assolada pela guerra.
A diretora da Meridional, a investigadora Maria da Graça Ventura, falou do processo de criação da revista, afirmando tratar-se de um projeto coletivo exigente e versátil, só possível graças à cumplicidade e generosidade dos autores, da direção, conselho científico e redação, entre outras colaborações “pro bono”.
A Direção Regional da Cultural do Algarve, entidade que apoiou a edição, esteve representada por Carlos Mendonça que enalteceu a qualidade da publicação e a sua importância para a afirmação cultural do Algarve.
A sessão foi encerrada por Teresa Mendes, vereadora do pelouro da Cultura da edilidade, que expressou o reconhecimento do Município de Portimão ao ICIA e aos autores da revista, enaltecendo a sua qualidade.