Diretora

Maria da Graça A. Mateus Ventura, Ph. D em Letras pela Universidade de Lisboa, é Investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa, investigadora associada no CHAM, membro da Asociación Española de Americanistas (AEA) e da Associação de Historiadores Latino-americanistas Europeus (AHILA).

É cofundadora (1995) e Presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA). 

Foi Promotora da rede portuguesa para a Cátedra de História da Ibero-América (OEI), Professora visitante na FCHS da UALG e Coordenadora executiva da Cátedra de Estudos Ibero-americanos (UALG / UL).

Dos sete livros publicados, destacam-se: Por este mar adentro, êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica, Lisboa, Edições Tinta da China, 2021; Manuel Teixeira Gomes, ofício de viver (coord.), Lisboa, Edições Tinta da China, 2010; Portugueses no Peru ao tempo da União Ibérica: mobilidade, cumplicidades e vivências, 2 vols, 3 tomos, Lisboa, INCM, 2005. É diretora da Coleção Travessias e da Meridional, Revista de Estudos do Mediterrâneo (ICIA). Tem participado em numerosas obras coletivas, com capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

É avaliadora externa de diversas revistas nacionais e ibero-americanas e formadora de professores acreditada pelo CCPFC, nº 18248/04 nas áreas A 39, A 91 e C 20.